sábado, 17 de maio de 2014

REFLEXÃO DOMINICAL - 5º DOMINGO DE PÁSCOA


5º DOMINGO DA PÁSCOA - ANO A - 18/05/2014
Liturgia - Leituras: http://liturgiadiaria.cnbb.org.br
“TENHAMOS UM OLHAR DE RESSUSCITADOS!”
Neste quinto domingo da páscoa, lemos em nossas celebrações, doze versículos do capítulo catorze do evangelista João. É o grande discurso de despedida proferido por Jesus, durante a última ceia. “Antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que tinha chegado a sua hora, hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Foi durante a ceia.” (João 13,1) Ao escutar este discurso, os discípulos ficam perturbados, como também ficamos quando percebemos a proximidade da cruz. Certamente, eles ainda não haviam compreendido profundamente o sentido do “amar até o fim” dito por Jesus no início daquela ceia. Na verdade, a ceia e o lava-pés, apontam claramente em seus gestos e sinais para a entrega amorosa do mestre. O medo paralisa os discípulos de modo que não conseguem perceber o sentido de tudo: estão cheios de dúvidas e perguntam insistentemente, como se nada do que Jesus tenha feito tivesse algum sentido.
Mas como sempre, Jesus consegue aproveitar desses momentos para levar os discípulos a um maior amadurecimento na fé. Diante das dúvidas e perturbações, serão conduzidos a uma confiança incondicional ao Pai e ao Filho; só deste modo serão capazes de produzir frutos verdadeiros que permaneçam para sempre. Enquanto só conseguem ver inquietação, Jesus vê ocasião para um maior amadurecimento na fé e na produção de obras maiores. Precisamos sempre redescobrir a grandeza de um novo olhar! Somente a partir dele seremos capazes de transformar o mundo, como “testemunhas da ressurreição”.
E quem nos concede a graça desse olhar transformador é o Espírito Santo; foi por ele que os apóstolos se deixaram conduzir diante da queixa suscitada entre os de origem hebraica e os de origem grega. Mesmo crescendo a comunidade, ela não está imune aos desafios naturais de seu crescimento. Quando enfrentamos os acontecimentos, principalmente os adversos, com olhar de quem se deixa guiar pelo Espírito de Deus, os desafios transformam-se em oportunidade de crescimento. Dirão os apóstolos os apóstolos diante da queixa de que as viúvas gregas estavam sendo deixadas de lado: “Não está certo que nós deixemos a pregação da palavra de Deus para servir às mesas.” (Atos 6,2) A Palavra é tão importante quanto o serviço; costumeiramente costumamos separar as duas coisas, ou até mesmo contrapô-las. Palavra sem serviço é ineficaz, serviço sem a palavra perde o sentido!
Frente o primeiro impasse da comunidade que crescia grandemente, os apóstolos, guiados pelo Espírito de Deus, souberam discerni-lo com olhos divinos. Poderiam ter desanimados e fraquejado, mas não, fizeram surgir ministérios que enriqueceram a vida da comunidade. Como temos nos comportado, diante dos desafios encontrados no seio da comunidade? Os enfrentamos com um olhar transcendente, ou de um modo puramente humano. Precisamos nunca esquecer que a obra é de Deus e não um trabalho puramente social e humano. A ação do Espírito tem uma força eficaz que vai além de nossas forças; em meio a estes desafios, o autor sagrado realça: “Entretanto, a palavra do Senhor se espalhava”. (Atos 6,7)
Os que esperam e confiam no amor de Deus, costumam ter um olhar diferenciado e que faz a diferença, como hoje nos diz o salmista (Cf. Salmo 32).  Enquanto todos veem as coisas e acontecimentos de um modo superficial, ele consegue ver em tudo, em todos os acontecimentos, a ação de Deus, “Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça”. A nossa esperança está somente no Senhor e é por meio dela que conseguimos compreender a vida como um sacramento de Deus.
Sejamos, portanto queridos irmãos e irmãs, a partir de uma confiança incondicional a Deus, pedras vivas, que sirvam de suporte aos enfraquecidos e desanimados. “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e magnífica; quem nela confiar não será confundida”. (I Pedro 2,6). Confiantes e fortalecidos na “pedra viva”, sejamos “pedras vivas”! Não tem sentido a vida de um cristão, quando este em vez de pedra de edificação, torna-se pedra de tropeço e rocha que faz cair. Um abençoado domingo a todos!
O Senhor esteja com todos vocês! Amém!
Padre Everaldo Araújo - 
Pároco da Paróquia Santa Terezinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário