sexta-feira, 5 de julho de 2013

JOÃO PAULO II E JOÃO XXIII PODEM SER PROCLAMADOS SANTOS AINDA ESTE ANO

Papa Francisco aprovou, nesta sexta-feira, 5, o decreto sobre o reconhecimento de um segundo milagre por intercessão do Beato João Paulo II e abriu o caminho para a canonização do Papa Angelo Giuseppe Roncalli, João XXIII, mesmo sem o segundo milagre. O beato João Paulo II é um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude. Ele foi o idealizador do evento de jovens em 1984.
O Sumo Pontífice aprovou os votos favoráveis da Sessão Ordinária dos Cardeais e Bispos sobre a canonização do Beato João XXIII e decidiu convocar um Consistório que incluirá também a canonização do Beato João Paulo II (Karol Wojtyla).
A notícia correu o mundo rapidamente, com manifestações de alegria dos fiéis. De acordo com o Cardeal Stanislaw Rylko, a notícia suscita alegria e gratidão ao Senhor. “É um dom imenso para a Igreja dos nossos tempos: o Papa João Paulo II Santo. Como disse alguém: ‘O Beato João Paulo II é um Papa que não morre’. Permaneceu vivo nos corações de tantos fiéis espalhados pelo mundo inteiro, está vivo no coração daqueles que todos os dias rezam na Basílica de São Pedro diante do altar que custodia suas relíquias. É um Papa que vive”, disse.
LUZ DA FÉ 
Também nesta sexta-feira, o Papa Francisco apresentou sua primeira Encíclica intitulada Lumen fidei (“Luz da fé”). A nova Encíclica foi apresentada pelo Cardeal Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos, por Dom Gerhard Ludwig Müller, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, e por Dom Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.
A primeira Encíclica é publicada pela Livraria Editora Vaticana e pela Editora São Paulo, com comentários de Dom Rino Fisichella, organizador dos eventos do Ano da Fé, e por Giuliano Vigini, escritor e docente em sociologia na Universidade Católica de Milão.
A Encíclica “Luz da Fé” foi iniciada por Bento XVI e levada adiante e concluída, com acréscimos, pelo Papa Francisco. Trata-se de um documento, disponível em seis línguas, entre as quais o português, com 94 páginas e dividida em quatro capítulos, além da introdução e da conclusão.
A Carta Encíclica sobre a Fé é dirigida aos Bispos, Presbíteros, Diáconos, Pessoas consagradas e a todos os fiéis Leigos. O objetivo da Carta Encíclica é retomar o caráter de luz, próprio da fé, capaz de iluminar toda a existência humana. O texto destaca que “aquele que crê jamais está sozinho, porque a fé é um bem comum que ajuda a edificar as nossas sociedades, dando-lhes esperança”.
Com informações do portal da Rádio Vaticano


Nenhum comentário:

Postar um comentário