segunda-feira, 18 de março de 2013

MENSAGEM DO PÁROCO - "A CONVERSÃO DE NOSSO OLHAR"

Olhar tudo, de tal modo que, todos os acontecimentos de nossa vida nos levem a uma profunda e verdadeira conversão, a uma mudança radical de vida.
Nesta caminhada quaresmal, este é um dos propósitos a ser alcançado como fruto a ser apresentado de um modo agradável ao Senhor. Pois somos em suas mãos, figueiras das quais em sua paciência, Ele cuida para que alcancemos tal fim.
Sendo assim, todos os acontecimentos de nossa história, sendo eles bons ou ruins, devem nos levar a um verdadeiro processo de renovação e transformação; é a caminhada diária na busca da formação em nós, dessa “criatura nova”, da qual nos fala São Paulo em sua segunda carta dirigida aos Coríntios. ( cf. 2 Cor 5,17). Tudo deve nos levar à conversão! Pois, com efeito, assim renovados seremos capazes de exercer nossa missão como embaixadores e embaixadoras de Cristo, onde os outros são chamados a viver esta renovação em Cristo, a partir de nosso testemunho de vida. É a exortação de Cristo em nós!
Como disse, tudo deve nos conduzir a este processo de mudança, tanto as dores, cruzes, tribulações, lágrimas, como também a glória, a transfiguração, a bonança...Mas no entanto, estes acontecimentos para serem vistos de tal modo, devem estar alicerçados numa experiência fundante e fontal, de e com o próprio Deus. É a experiência de comunhão com o Pai, o estar em sua casa e com Ele conviver; uma experiência onde Deus não se faz presente como uma ameaça, ou como um juiz severo, que está atento aos erros cometidos e sempre pronto para condená-los, onde Ele caminha conosco e se faz presente em nossa vida, nunca nos abandonando. Pois Ele não é indiferente às nossas dores, pelo contrário, Ele vê, ouve e conhece nossos sofrimentos, como bem nos lembrava a liturgia do domingo passado.
Com Josué, líder que substitui Moisés na condução do povo à terra prometida, a experiência de Deus se dá a partir do maravilhoso. Todo o processo de renovação do Povo de Deus ao entrar na terra da promessa, acontece pelo reconhecimento da atualização das maravilhas de Deus no hoje da história deste mesmo povo. Assim como a geração que havia murmurado, e por isso, morrido pelo deserto, contemplaram a miraculosa e grande travessia do Mar Vermelho, agora o povo conduzido por ele, antes de adentrar na terra da promessa, fazem a mesma experiência, ao atravessarem a pé enxuto o Rio Jordão. Todos são circuncidados como sinal de uma nova aliança, um povo novo que está surgindo, tendo diante de si sinais grandiosos realizados por Deus diante de seus olhos. Agora não somente volta-se o olhar para o passado para reconhecer os grandes feitos do Senhor, basta olhar para suas próprias vidas. De um povo descrente do passado, Deus oferece uma nova oportunidade de um recomeço. Com base nestes sinais é que o processo de renovação vai acontecer.

Com o Filho Pródigo as coisas não se dão da mesma forma; este é conduzido a um processo de renovação pela dor, pela distância da casa do pai, “vou voltar”, diz ele. Mas, no entanto, este propósito surge de um coração que um dia esteve na comunhão mais profunda, que é estar na casa do pai; gozar de sua presença, escutar todos os dias as sua palavras, sentir a força de sua proteção...Foi pela adversidade gerada pela distância e ausência do Pai, que o filho percebeu o quanto sua vida tinha se tornado triste e infeliz. Poderíamos nos perguntar então: Quais os acontecimentos de nossa vida, tem nos chamado a uma verdadeira conversão? As dores ou as alegrias? Isso na verdade não importa, o que importa é que em tudo na vida, devemos entender como um chamado de Deus a uma vida de maior comunhão com Ele. Só assim seremos verdadeiramente felizes. “Contemplai a vossa face e alegrai-vos!” (Sl 33/34)

Uma santa e abençoada quaresma a todos.

Padre Everaldo Santos Araújo
Pároco da Paróquia Santa Terezinha


Nenhum comentário:

Postar um comentário