segunda-feira, 25 de março de 2013

FESTA EM HONRA A DOM OSCAR ROMERO

"Irmãs e irmãos em Cristo Senhor, Ressuscitado!
A nossa comunidade formativa "Dom Oscar Romero" Seminário da Diocese de Balsas, chega até vocês através destas pequenas linhas para expressar nossa gratidão e ajuda em nosso caminhada formativa, festa de nosso patrono e no processo de discernimento de nossos jovens rumo à vida Presbiteral.
Somos um grupo de 8 jovens, sendo: Felix Cardoso, João Pedro, Samuel, Amaury, Adriano, Mateus, Felix Antonio, Marcos. 


Nossos jovens pertencem às paróquias de nossa Diocese de Balsas, vindo de famílias simples e humildes, que possui a prática da fé cristã, popular, que rezam e pedem a Deus por seus filhos para que sejam felizes e descubram a verdadeira vocação, no dizer de alguns  pais "Estão nas mãos de Deus, se eles estão querendo ser padre nos apoiamos". Rezemos pelas vocações e peçamos ao "Senhor de Messe que envie operários para sua Messe, pois a messe é grande e poucos são os operários" (Mt.9,37-38).
O patrono de nosso seminário, é o bispo Dom Oscar Romero, escolhido como exemplo, missão e profetismo em nossa Igreja da America Latina e mundo. Ele viveu intensamente sua vocação e missão com os Pobres de Deus, sendo perseguido, incompreendido e martirizado, pelas forças contrárias ao Amor e a justiça de Deus. Mataram Dom Oscar Romero, homem simples, humilde e firme na pregação e no testemunho do Reino de paz e justiça no dia 24 de março de 1980, as 17:00h enquanto estava celebrando a Santa Missa em um hospital na Capela das Irmãs da Divina Providência em sua arquidiocese San Salvador, na ocasião ele deixou escrito: "tenho sido frequentemente ameaçado de morte, devo dizer-lhe que como cristão não creio na morte, mas sim na Ressurreição. Se me matarem ressuscitarei no povo salvadorenho, isto lhes digo sem nenhum orgulho, mas com a maior humildade".
Irmãos e irmãs, este homem simples viveu intensamente sua entrega total a Deus, misturando seu sangue ao sangue de Jesus Cristo e ao sangue de tantos pobres que morrem vítima de uma sistema que oprime, explora e mata. Em suas últimas palavras Dom Oscar Romero diz: "Como Pastor estou obrigado por lei divina a dar minha vida por aqueles que amo, que são todos salvadorenhos, mesmo por aqueles que vão me matar, se chegarem a cumprir as ameaças, desde já ofereço a Deus o meu sangue pela redenção e salvação de El Salvador". Vejamos quanta força e consciência do Mistério da Unção na vida de um consagrado e  servo de Deus. É com este testemunho e coerência que buscamos vivenciar em nosso Seminário a entrega e discernimento vocacional de nossos jovens, formador e equipe de formação junto a todos vocês batizados e batizadas em Jesus Cristo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Nossa Senhora de Guadalupe, nossa mãe e intercessora nos ajuda a continuarmos firme e fiéis a seu filho Jesus Cristo.
Abraço e benção de Deus.
Feliz Semana Santa na graça e na Paz.
Padre João Filho Gomes"

Padre João Filho Gomes
Formador pela equipe de formação.
Reitor do Seminário Dom Oscar Romero
Diocese de Balsas
Vigário paroquial – Paróquia Santa Terezinha 
Arquidiocese de São Luís

No dia 23 de março, o Seminário da Diocese de Balsas, Dom Oscar Romero, realizou uma Festiva Celebração Eucarística em honra ao seu patrono. Foi uma bonita celebração presidida pelo Bispo da Diocese, Dom Enemésio Angelo. Estavam presente muitos amigos do Seminário. Houve canto especial de Dom Oscar Romero e apresentação teatral doGgrupo de Jovens UNIVE da Comunidade Nossa Senhora da Penha, Sacavém. Parabéns a todos e nosso profundo agradecimento a Dom Enemésio e ao Pe. João Filho, por sua doação em nossa Paróquia e grande carinho com todos.
Clique na foto para abrir o link para download.

Um comentário:

  1. Parabens a Dom Oscar e um abraço no Padre João Filho, que é um celebrante maravilhoso!

    ResponderExcluir