segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

VIA SACRA NAS RUAS - PARÓQUIA SANTA TEREZINHA


A Liturgia tradicional da Igreja chama de “tempo de salvação”, o tempo quaresmal. Convida-nos assim à reflexão, sobre o  conteúdo da Quaresma. A Quaresma visa preparar os fiéis a bem celebrar a Páscoa. E como a Ressurreição gloriosa de Jesus Cristo – a nossa Páscoa – é conseqüência de sua ignominiosa morte, dos sofrimentos e humilhações de sua Paixão, a Quaresma é iluminada pela Cruz de Jesus Cristo. Dizemos “iluminada”, porque Jesus Cristo crucificado é a explicação de toda a História da Humanidade. Ele é, pois, a luz que nos ilumina e faz entender os enigmas que pontilham a trajetória da humanidade.
A Via Sacra
Uma excelente maneira de aproveitar bem o tempo quaresma é o exercício consciente e vivificante da “Via Sacra”.
A Via Sacra é um piedoso e tradicional exercício, que nos une a Jesus Cristo, no doloroso caminho, por Ele percorrido, ao seguir para o Calvário, onde seria imolado por nossos pecados.
Excita em nós a gratidão, diante do amor, inefavelmente generoso e misteriosamente misericordioso, com que Jesus nos remiu.
Mostra, ao vivo, a malícia enorme do pecado. Se para repará-lo teve o Filho bem amado do Pai Eterno que sofrer toda crueldade feroz, com que foi tratado na sua paixão, e todas as profundas humilhações a que o submeteu o ódio e a inveja de seus inimigos, é sinal de que realmente a malícia do pecado é algo tão monstruoso que atinge às raias do mistério.
O inefável amor que Jesus nos demonstra, na sua paixão, desperta em nós o desejo de repararmos, nós também, nossas infidelidades e de cooperarmos com Jesus Cristo na salvação das almas.
Daí o benefício da Via Sacra: predispõe-nos a imitar a Jesus Cristo, na sua humildade e nos seus padecimentos. Faz-nos aceitar e mesmo procurar a mortificação dos sentidos, de nossa gula, de nossas comodidades, e sobretudo de nossa vontade que nos torna mais submissos a Deus e aos nossos superiores por amor de Deus.
Assim, com a “Via Sacra”, meditada e vivida, a Quaresma opera a nossa conversão e nos prepara para as puras alegrias da Santa Páscoa.
Para isso a Paróquia Santa Terezinha está realizando a VIA SACRA NAS RUAS. Todas as Comunidades da Paróquia se organizaram para meditar a Via Sacra pelas ruas dos seus bairros todas as sextas-feiras da Quaresma. É o terceiro ano que acontece a Via Sacra nas Ruas, e é sempre um momento muito forte e bonito, de oração e reflexão. Além da Estações é feito também a reflexão do tema da Campanha da Fraternidade do ano, este ano de 2013, é "Fraternidade e Juventude", "Eis-me aqui, envia-me!"(Is 6,8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário