segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Arquidiocese do Rio diz que renúncia do Papa não interfere na Jornada 2013


Após o comunicado que o Papa Bento XVI vai renunciar a seu pontificado em 28 de fevereiro, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta confirmou que a saída do pontífice não vai interferir na realização do evento da Jornada Mundial da Juventude, que acontece em julho na cidade.
A Prefeitura do Rio reafirmou a posição e disse que toda a preparação da cidade para a realização da Jornada Mundial da Juventude está mantida.  Em nota, a prefeitura disse que segue as orientações da Arquidiocese, responsável pela programação do evento.
"O próprio Bento XVI sempre disse que a Jornada Mundial da Juventude seria feita no Rio por ele ou por seu sucessor. Rezamos pela saúde do Papa como também pela de todos os idosos e enfermos neste dia de Nossa Senhora de Lourdes", disse Tempesta durante a cerimônia.
No entanto, para Dom Orani, a renúncia foi "uma surpresa", embora já fosse cogitada. "Não é comum a renúncia de um papa. Geralmente, eles permanecem no cargo, mesmo com a saúde debilitada. Por isso, acho que foi um ato de coragem, de entender que, com tantas novas exigências na sociedade atual, teria que ser diferente", disse o arcebispo do Rio. O último dos sete papas a deixar o cargo foi Gregório XII, em 1415.
Quanto a uma eventual ausência do futuro papa, o arcebispo disse achar improvável que o papa não compareça ao evento. "Não consideramos essa questão. É tradição os papas comparecerem, mesmo após uma troca recente". Pelo Twitter, a arquidiocese informou que a Jornada Mundial da Juventude acolherá o novo papa da Igreja Católica.

Renúncia
Bento XVI anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante uma reunião de cardeais para a canonização de dois mártires. O Vaticano confirmou a notícia e afirmou que o papado vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido. Até lá, o Papa estará "totalmente encarregado" dos assuntos da igreja.
De acordo com o porta-voz do Vaticano, a Igreja Católica deve ter um novo Papa até a Páscoa, no próximo dia 31 de março.
Em comunicado, Bento XVI, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a chefia da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer o cargo. O pontífice afirmou que está "totalmente consciente" da gravidade de seu gesto.
Nos últimos meses, o Papa parecia cada vez mais frágil em suas aparições públicas, muitas vezes precisando de ajuda para caminhar.
"Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com total liberdade declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro", disse Joseph Ratzinger, segundo comunicado do Vaticano.
Na véspera, Bento XVI escreveu em sua conta no Twitter: "Devemos confiar no maravilhoso poder da misericórdia de Deus. Somos todos pecadores, mas Sua graça nos transforma e renova".
Bento XVI foi eleito para suceder João Paulo II, um dos pontífices mais populares da história. Ele foi escolhido em 19 de abril de 2005, quando tinha 78 anos, 20 anos mais velho do que seu predecessor quando foi eleito. 
O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse que a decisão do Papa surpreendeu a todos. Ele afirmou que, após a renúncia, Bento XVI vai à residência papal de verão, em Castel Gandolfo, próximo a Roma, e depois ira morar no Vaticano.
Lombardi também disse que Bento XVI não vai participar do conclave que vai escolher seu sucessor. Em seu livro de entrevistas publicado em 2010, Bento XVI já havia falado sobre a possibilidade de renunciar caso não tivesse condições de continuar no cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário