domingo, 9 de dezembro de 2012

Pe. CRIZANTONIO INTEGRA CONSELHO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE PAÇO DO LUMIAR


Foram empossados na manhã desta quarta-feira (05) os membros do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) de Paço do Lumiar. O evento aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Paço do Lumiar e reuniu representantes de diversos setores da sociedade. O principal objetivo do Conselho é de formular políticas públicas, definir diretrizes e prioridades que visam à garantia do direito humano à alimentação. O Consea é composto por vinte e quatro titulares e vinte e quatro suplentes, sendo dois terços de representantes da sociedade civil organizada e um terço de representantes do governo municipal.

Durante o evento, Crizantonio da Conceição Silva, empossado presidente do Consea, destacou os avanços que o país vem conseguindo conquistar nos últimos anos no que diz respeito ao direito a alimentação, mas que Paço do Lumiar não acompanhou este processo, tendo em vista que o Conselho estava parado há um ano, sem poder realizar ações efetivas. “Podemos citar várias conquistas como a criação e aprovação do Plano Nacional de Segurança Alimentar, a instituição de conselhos, a aplicação da Lei que determina a compra de 30% da verba da merenda escolar em   produtos orgânicos, mas é necessário que o nosso município acompanhe este crescimento e que trate da segurança alimentar dos nossos cidadãos com respeito e este é o nosso objetivo”, salientou.
Vale lembrar que a Segurança Alimentar e Nutricional consiste na realização do Direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais. Dentro deste contexto, o presidente do Consea estadual, Eurico Fernandes, falou da expectativa para este conselho. “Paço do Lumiar fica na Região Metropolitana da Ilha e tem uma vocação agrícola muito forte, por isso é necessário implantar políticas públicas que viabilizem a segurança alimentar efetivamente no município”, frisou.
Já o assessor Especial da Prefeitura, Ednaldo Oliveira, que na oportunidade estava representando o prefeito Raimundo Filho, destacou o trabalho dos profissionais da administração municipal. “Esta integração é essencial. O prefeito Raimundo Filho fez questão de trabalhar a ativação dos conselhos no município, tendo em vista que são instrumentos de viabilização de políticas públicas. Dessa forma nós podemos observar que estamos no caminho certo, pois observamos a satisfação destes conselheiros, tendo em vista que estes conselho deveria estar funcionando há um ano e só agora passa a efetivamente funcionar, podendo dessa forma realizar suas atividades”, disse.

Fonte:  www.blogsoestado.com/danielmatos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário