quarta-feira, 20 de junho de 2012

PASTORAL DA SOBRIEDADE - "Agora são outros quatrocentos: uma São Luís livre das drogas"


No dia 19, foi realizada a Abertura da Semana Nacional sobre Drogas, na Associação Comercial, representantes das Pastorais da Sobriedade da Arquidiocese de São Luís e do Poder Público, estavam presentes. Houve a execução do Hino Nacional e em seguida um representação teatral do grupo Jovens Acolhedores da Paróquia Nª Srª do Perpétuo Socorro.
Dom José Carlos Chacorowisk deu a benção aos presentes e a Semana Antidrogas. Rogério Napoleão, coordenador regional da pastoral da sobriedade, fez um resumo do seu livro ‘A Força da prevenção diante das drogas’. Foi entregue também Diplomas de Mérito pela Valorização da Vida, em reconhecimento à significativa contribuição nas ações de fortalecimento ao enfrentamento às drogas.

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas- SENAD é um órgão da Administração Pública Federal e está vinculada ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, que, por Decreto, instituiu, em 1999, a Semana Nacional Antidrogas, que em seguida passou a ser chamada Semana Nacional de Prevenção às Drogas, que tem como objetivo a busca de parceria com outros Órgãos da Administração Pública, Conselhos Estaduais e Municipais de Políticas sobre Drogas e entidades da sociedade civil.
Acontece anualmente, de 19 a 26 de junho, para mobilizar os diversos segmentos sociais a desenvolver, de forma articulada, atividades de prevenção e combate às drogas, num momento de cooperação e em solidariedade aos esforços da Organização das Nações Unidas (ONU), que convenciona também 26 de junho como o Dia Internacional de Luta Contra o Uso Indevido de Drogas.
A Pastoral da Sobriedade atua em 05 frentes de Trabalho: Prevenção, Intervenção, Recuperação, Reinserção e Atuação Política, ficando sobre essa Pastoral a responsabilidade de abraçar desde 2001, esta semana que inicia hoje para promover profundas reflexões sobre um tema de significativa relevância e um dos maiores atentados contra a vida humana, intensificando suas ações de enfretamento, através do compromisso de fé e na evangelização.
O tema escolhido para este ano foi, “AGORA SÃO OUTROS QUATROCENTOS: UMA SÃO LUIS LIVRE DAS DROGAS”, o qual inspirou a Igreja e a Pastoral da Sobriedade para encorajar e sensibilizar as famílias, os pais, os jovens, os educadores, religiosos, a classe política, os meios de comunicação e outras lideranças a entrarem numa campanha de prevenção ao uso indevido de drogas.
Poder Público e sociedade civil precisam compartilhar esforços para praticarem a virtude da justiça e da inclusão. Você é convidado a aderir e alistar-se nesse exército de defesa da vida, como bem maior. Depende de nós, mudar a história dessa terra de pessoas sábias, poetas e gente do bem, para salvarmos as gerações futuras dessa Ilha do Amor. O MAL ESTÁ BEM ARTICULADO, PRECISAMOS ARTICULAR BEM O BEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário