sexta-feira, 16 de março de 2012

TRÍDUO DE SÃO JOSE

Inicia hoje o Tríduo a São José, as orações do Tríduo serão feitas ao final da Missa da Igreja Matriz de Santa Terezinha, nos dias 16 e 17 às 17:30hs e dia 18 às 08hs, no dia 19, Dia de São José, a Missa será no Convento das Irmãs de São José de São Jacinto, no Filipinho, às 17:30hs.
Nos dias do Tríduo será feita a reflexão das "Sete dores e alegrias de São José".
Todos são convidados a participar deste lindo momento de oração.

Sete Dores e Alegrias de São José
Primeira Dor de São José – A ENCARNAÇÃO
Ó São José, que ansiedade te levou a considerar a perspectiva da separação da Esposa incomparável, na qual já descobriste as riquezas de coração!
Também, quão radiosa se tornou tua alegria, quando o Anjo tendo revelado os segredos da Encarnação, fez de ti o primeiro confidente de um grande amor de Deus para com os homens.
Por esta vossa dor e por esta vossa alegria, vos rogamos a graça de consolardes agora e nas extremas dores, a nossa alma com a alegria de uma boa morte semelhante à vossa entre Jesus e Maria.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória
Segunda Dor de São José – O NASCIMENTO DE JESUS EM BELÉM
Ó São José, quão dura foi esta procura, numa cidade estrangeira, de um refúgio propício ao cumprimento dos mistérios anunciados!
Mas quanta alegria sentiste por causa das maravilhas dessa noite feliz, onde estavam presentes os anjos e os pastores!
Por esta vossa dor e por esta vossa alegria, suplicamos a graça de nos alcançardes que depois da jornada desta vida, passemos a ouvir os angélicos louvores e gozar os resplendores da glória celeste.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória
Terceira Dor de São José – CIRCUNCISÃO E APRENTAÇÃO DE JESUS NO TEMPLO
Ó São José, tu te emocionaste diante dos primeiros sofrimentos da condição terrestre da criança querida!
Mas, tu experimentaste uma alegria toda especial, dando-lhe o nome de JESUS, que depois iria ser tão querido por tanta gente!
Por esta vossa dor e por esta vossa alegria, alcançai-nos que, sendo arrancados de nós os vícios nesta vida, com o nome de Jesus no coração e na boca expiremos cheios de júbilo.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória
Quarta Dor de São José – A PROFECIA DE SIMEÃO
Ó São José, tu não ficaste indiferente às predições de Simeão, quando às contradições a respeito de Jesus e a esta espada de dores no coração de sua mãe, Maria.
Todavia, este acolhimento no templo, do Redentor de Israel e do esperado das nações, foi uma fonte de alegria profunda para ti.
Por esta vossa dor e por esta vossa alegria, obtende-nos que sejamos aqueles que, pelos méritos de Jesus e pela intercessão da Virgem Sua Mãe, têm de ressuscitar gloriosamente.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória
Quinta Dor de São José – NO EGITO
Ó São José, fugir para o Egito em vista de tirar Jesus do furor de Herodes, foi acompanhado de tantas preocupações e desinstalações.
Entretanto, foi tão consolador o fato de ser o primeiro missionário a levar o Salvador num continente novo.
Por esta vossa dor e por esta vossa alegria, alcançai-nos que, expelindo longe de nós o inferno tirano, especialmente com a fuga das ocasiões perigosas, sejam derrubados de nosso coração todos os ídolos de afetos terrenos e que inteiramente empregados no serviço de Jesus e de Maria, para eles somente vivamos e felizmente morramos.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória
Sexta Dor de São José – EM NAZARÉ
Ó São José, foi ansiosa esta procura perplexa dos planos Divinos na volta do Egito.
Porém, quanta segurança trouxe para ti a mensagem do Anjo ao voltar para a Galiléia, na vida simples de Nazaré.
Por esta vossa dor e por esta vossa alegria, alcançai-nos que, desocupado o nosso coração de vãos temores, gozemos paz de consciência, vivamos seguros com Jesus e Maria, e também entre eles morramos.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória
Sétima Dor de São José – NO TEMPLO
Ó São José, esses três dias de procura de Jesus na peregrinação anual para Jerusalém, foram uma real angústia.
Mas, foi um orgulho libertador encontrar Jesus no templo, no meio dos doutores.
Por esta vossa dor e esta vossa alegria, suplicamos, com o coração nos lábios, que interponhais o vosso valimento para que nunca nos suceda perdermos a Jesus por culpa grave, mas se por desgraça o perdermos, com tão contínua dor o procuremos, que o achemos favorável, especialmente a gozá-lo no céu e lá cantarmos convosco eternamente Suas divinas misericórdias.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário