sábado, 24 de março de 2012

DOM OSCAR ROMERO, SERVO DE DEUS

Hoje, dia 24 de março, faz-se memória ao martírio de Dom Oscar Arnulfo Romero Galdámez, e por ocasião da data, será realizada uma missa em homenagem a vida e trabalho de Dom Romero, no Seminário da Diocese de Balsas, que recebeu o nome do mártir. 
Pe. João Filho, reitor do seminário, e vigário da Paróquia de Santa Terezinha, convida a todos para participar desta linda celebração.
MISSA EM HOMENAGEM A DOM OSCAR ROMERO
LOCAL: Seminário da Diocese de Balsas Dom Oscar Romero
HORÁRIO: 19hs
ENDEREÇO: Rua dos Salmos, Quadra H, Casa 11, Pirapora, Santo Antônio. São Luís/MA 
TELEFONE: (98) 3253-8664

Oscar Arnulfo Romero Galdámez , conhecido como Monsenhor Romero, foi um sacerdote católico salvadorenho, quarto arcebispo metropoliano de San Salvador (1977-1980).
Nascido em Ciudad Barrios, distrito de San Miguel em 15 de agosto de 1917 numa família de origens humildes. Em 1930 entrou no Seminário de San Miguel.
Os superiores mandaram-no em Roma, para estudar na Pontifícia Universidade Gregoriana. Foi ordenado padre em 4 de abril de 1942.
Em 25 de abril 1970 é nomeado Bispo auxiliar de San Salvador, e em 15 de outubro 1974, bispo de Santiago de Maria.
Em 3 de fevereiro de 1977 foi nomeado Arcebispo de San Salvador. Escolhido como arcebispo por seu conservadorismo, uma vez nomeado aderiu à não-violência, posição que o levou a ser comparado ao Mahatma Gandhi e a Martin Luther King. Por isso, Dom Oscar Romero passou a denunciar, em suas homilias dominicais, as numerosas violações de direitos humanos em El Salvador e manifestou publicamente sua solidariedade com as vítimas da violência política, no contexto da Guerra Civil de El Salvador. Dentro da Igreja Católica, defendia a "opção preferencial pelos pobres".
Túmulo de Dom Romero, Catedral de San Salvador
Dom Oscar Arnulfo Romero foi assassinado quando celebrava a missa no Hospital Divina Providência, San Salvador, em 24 de março de 1980, por um atirador de elite do esquadrão da morte do exército salvadorenho, no contexto da cruenta guerra civil que viveu este país centro-americano.
Sua morte provocou uma onda de protestos em todo o mundo e pressões internacionais por reformas em El Salvador.
Em 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de março como o Dia Internacional pelo Direito à Verdade acerca das Graves Violações dos Direitos Humanos e à Dignidade das Vítimas em reconhecimento à atuação de Dom Romero em defesa dos direitos humanos.
Foi declarado servo de Deus pelo Papa João Paulo II.
Em 12 de maio de 1994 teve início o processo de canonização de Dom Oscar Romero.
Na Galeria dos mártires do século XX da Abadia de Westminster, Londres: Madre Elisabeth da Rússia, o Rev. Martin Luther King, o Arcebispo Óscar Romero e o Pastor Dietrich Bonhoeffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário