domingo, 26 de fevereiro de 2012

SAUDAÇÃO AO NOVO ARCEBISPO DE TERESINA, DOM JACINTO FURTADO

“A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB cumprimenta, com alegria, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, novo arcebispo de Teresina (PI), nomeado nesta quarta-feira, 22 de fevereiro, pelo Papa Bento XVI. Congratula-se, igualmente, com o povo da Arquidiocese de Teresina que, depois de ansiosa espera, acolhe jubilosa e de braços abertos seu novo pastor.
A pronta resposta de Dom Jacinto ao chamado que a Igreja lhe faz através do Santo Padre, deixando, certamente pesaroso, o bom rebanho de Crateús (CE) a quem serve desde 1998, é um sinal de seu amor ao Reino e de sua disposição em servir obediente à Palavra do Senhor, conforme seu lema episcopal (In Verbo tuo).
A Dom Jacinto desejamos os melhores votos de um frutuoso ministério junto a esta importante Arquidiocese e que sua padroeira, Nossa Senhora das Dores, não cesse de interceder junto de seu Filho Jesus em favor deste pastor e de seu rebanho.

Brasília, 22 de fevereiro de 2012”

Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho
Nasceu em Bacabal – MA aos 16 de junho de 1947. Filho de Pedro Furtado de Brito e Maria Inês Ribeiro de Brito. O primeiro dentre os 5 filhos do casal.
Foi batizado na igreja de Santa Teresinha, em Bacabal, os 26 de outubro de 1947. Na mesma igreja crismado, tendo o Pe. José de Freitas Costa como padrinho. Aos 08 de dezembro de 1954, na Santa Missa presidida por frei Celso Schollmeyer ofm, na paróquia e igreja do mesmo nome, realizou a sua primeira comunhão.
Sua iniciação nos estudos foi em 1953 na Escola “Nossa Senhora da Conceição”. No grupo escolar “ Osvaldo Aranha” cursou o primário entre os anos de 1954 a 1958. Feito o Exame de Admissão, em São Luís, regressou a Bacabal onde fez o curso ginasial no “Colégio de Nossa Senhora dos Anjos”, dirigido pelos Frades Franciscanos, tendo pertencido a primeira turma do referido estabelecimento de ensino.
Em 1963, orientado por Frei Solano Kühn ofm, Diretor do Ginásio, ingressou no Seminário Franciscano de Santo Antônio, em Campina Grande-PB, onde fez o Curso Clássico, embora não pretendesse entrar na Vida Religiosa, mas tão só por razões de estudo. Integrado como seminarista na Arquidiocese de São Luís, em 1966, cursou o 1º ano de Filosofia no “Seminário Provincial” de Fortaleza-CE. De 1967 a 1970 estudou no “Seminário Regional do Nordeste, em Recife-PE, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia, sendo que em 1968, com a criação da Diocese de Bacabal, ligou-se a esta Circunscrição Eclesiástica.
No ano de 1970 revalidou o seu curso de Filosofia na Universidade Católica de Pernambuco.
Das mãos de D. Pascásio Rettler, Bispo de Bacabal, recebeu, aos 15 de janeiro de 1972 a Ordenação de Presbítero. Foi nomeado Pároco e tomou posse na Paróquia de São Benedito, de Pedreiras, aos 19 de março de 1972, tendo sido o terceiro a exercer esta função naquela comunidade.
De 1972 a 1980 integrou o Conselho Pastoral da Diocese.
De 1975 a 1982 foi Representante dos Presbíteros da Diocese de Bacabal e em julho de 1980 eleito membro da Comissão Nacional do Clero, representando o Nordeste IV (Maranhão e Piauí), o que lhe facultou a participação em duas Assembléias da CNBB, Itaici -SP, nos anos de 1981 e 1982.
A 1º de julho de 1984 foi nomeado pelo Bispo Diocesano membro do Colégio dos Consultores da Diocese, neste permanecendo até julho de 1994.
Com a renúncia de D. Pascásio, assumiu o pastoreio da Diocese, em janeiro de 1990, D. Henrique Johannpoetter ofm, o qual o nomeou Vigário Geral, cargo que exerceu de julho de 1990 a fevereiro de 1995.
Aos 24 de julho de 1994 deixou a paróquia de São Benedito de Pedreiras para assumir a função de vice-reitor do Seminário Interdiocesano Santo Antônio em São Luís. A reitoria do dito Seminário lhe foi confiada aos 19 de fevereiro de 1995.
Nos meses de janeiro e julho de 1995 e janeiro de 1996 seguiu um Curso de Psico-pedagogia (extensão universitária) em Viamão-RS.
Aos 18 de fevereiro de 1998 foi nomeado Bispo de Crateús-CE, pelo Papa João Paulo II.
Escolheu como lema: “Senhor por tua palavra lançarei as redes” Lc 5,5.
No Regional Nordeste I, D. Jacinto foi Bispo de referência para:
· Comissão dos Presbiteros
· Liturgia
· Comunicação
Na Diocese organizou a Escola Diaconal, ordenando em 2010 os 4 primeiros Diáconos Permanentes.
· Criou a Cáritas (2005) Diocesana e a Comissão Diocesana de Justiça e Paz (2011).
· Manteve um programa radiofônico diário na emissora “Vale do Rio Poty” chamado “Hora do Angelus”.
· Incentivou as Vocações Sacerdotais, bastante escassas na Diocese, ordenando 11 Padres em 14 anos.
· Acolheu na Diocese 06 Institutos religiosos femininos e 04 masculinos e 01 “Nova Comunidade”.
· Organizou a peregrinação com a Imagem de N. S. de Fátima em toda Diocese, acompanhada de semanas missionárias.
· Criou 3 novas Paróquias.
· Estabeleceu em todas as Paróquias da Diocese os Conselhos de Pastoral e de Assuntos Econômicos.
Na data de 22 de fevereiro de 2012, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Teresina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário