sábado, 25 de junho de 2011

FAMÍLIA, BASE DA VIDA HUMANA e PILAR DA IGREJA

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, como nos últimos três anos, promoveu a Peregrinação Nacional da Família. O evento acontece na cidade de Aparecida do Norte (SP), nos dias 28 e 29, e o tema proposto é “Família, Pessoa e Sociedade”.
Segundo a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, por meio de seu assessor, padre Luiz Antônio Bento, a Peregrinação é a “ocasião para o povo brasileiro demonstrar que é na família onde se dá e se recebe ternura, carinho, apreço, segurança, generosidade e amor”.
A programação da 3ª Peregrinação Nacional da Família contou com missas, procissões, orações e pregações dos bispos participantes, animação, debates e uma série de conferências, como: “A missão da família cristã no mundo contemporâneo”, do padre Rinaldo Roberto de Rezende, de São José dos Campos (SP), ou “Família e transmissão da fé” (pais pedagogos), ministrada pelo padre Zezinho. Tem também a conferência “Família e políticas familiares”, feita por dom Joaquim Justino Carreira, bispo auxiliar de São Paulo (SP) e “Família e afetividade: educar para o amor”, de Cleusa Thewes, assistente social, terapeuta familiar, especialista em gerontologia, psicologia transpessoal e Orientação Familiar.
Estavam presentes os bispos: dom Salvador Paruzzo, bispo de Ourinhos (SP); cardeal dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo; dom Orlando Brandes, arcebispo de Londrina (PR); dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador (BA) e Primaz do Brasil; dom Alfredo Schaffler, bispo de Parnaíba (PI); dom Ceslau Stanula, bispo de Itabuna (BA) e dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo de Santarém (PA).
No sábado, 28, a missa das 18h, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, foi presidida pelo presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis.

“A pastoral é a ação da Igreja. Ela responde às necessidades que temos atualmente na sociedade. A Pastoral Familiar é as mãos e braços da Igreja para a evangelização”, afirmou dom Orlando Brandes.
O arcebispo ressaltou que a iniciativa da 3ª Peregrinação Nacional das Famílias mostra para todo o país o valor da família brasileira. “A Pastoral Familiar vem ao Santuário Nacional para se fortalecer ainda mais. Uma concentração dessas demonstra para a sociedade, para a opinião pública que a família não está morta, que a família é um valor. Isso traz consolação para as famílias que estão feridas e uma confirmação para as famílias que estão bem”, afirmou.

A primeira edição da Peregrinação Nacional da Família aconteceu em 24 de maio de 2009. A cidade escolhida para receber este evento foi Aparecida. O tema, em 2009, foi: “Família Discípula Missionária a Serviço da Vida”. Neste ano o público foi de 130 mil pessoal, segundo dados da polícia militar do estado de São Paulo.
A segunda edição, que tradicionalmente passa a ser em Aparecida, reuniu 150 mil pessoas. O tema deste ano foi “Família, formadora de valores humanos e cristãos”.
Na a terceira edição houve um número recorde de participantes, 200 mil pessoas.
Um equipe bem numerosa, de nossa Arquidiocese (São Luís/MA), participou do encontro, da nossa Paróquia de Santa Terezinha, foram três pessoas, Teresa, Selma e Nilberto.

Amanhã, às 8hs, na Missa da Igreja Matriz, Santa Terezinha, será apresentada a equipe da Pastoral Familiar. Essa será a equipe que dará inicio aos trabalhos na Comunidade Matriz. Todas as famílias são convidadas a participar desta celebração. 
Peçamos a Deus que os ilumine e os guie nesta nova missão, que os Espírito Santo lhes dê sabedoria, discernimento e força. Amém

"As Sociedades são o que são suas famílias". Aristóteles




Nenhum comentário:

Postar um comentário