domingo, 19 de junho de 2011

'CORPUS CHRISTI' - Celebrações Paroquial e Arquidiocesana

Corpus Christi, expressão latina que significa Corpo de Cristo, é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no Domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.”
Em São Luís, esta Festa começa com a concentração às 15h30min, na Igreja da Sé, haverá Missa campal solene, presidida por Dom José Belisário, seguindo em procisão pelas ruas do Centro Histórico (Igreja da Sé – Rua do Egito – Praça João Lisboa – Igreja do Carmo – Rua da Paz – Igreja de São João – Rua da Paz – Praça Deodoro – Rua Rio Branco – Praça Gonçalves Dias – Igreja dos Remédios), finalizando com a caminhada sobre o tapete confeccionado pelos jovens das Comunidades locais com a coordenação geral da FORANIA NOSSA SENHORA DA VITÓRIA, que abrange todas as Igrejas do Centro.

A CONFECÇÃO DO TAPETE de rua é tradicional, pois é uma magnífica manifestação de arte popular que tem como origem a comemoração do Corpus Christi. Utilizando diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas, as pessoas montam, com grande arte, um tapete pelas ruas, com dizeres e figuras relativas ao assunto. Por este tapete passa a procissão, seguida pelas pessoas que participam com fervor. Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, música expressões de grandeza. Esta é a maior homenagem a Jesus Eucarístico.
Acontecerá as bençãos especias do Santíssimo Sacramento no decorrer do percursso, a 1ª será solene dentro da Igreja da Sé, a 2ª na Igreja do Carmo, a 3ª na Igreja de São João e por último na Igreja dos Remédios onde ficará para Adoração espontânea.
Todas as igrejas se direcionarão para a Catedral à tarde. Em algumas comunidades ocorrerão, também esta mesma festa pela manhã.
Na Paróquia de Santa Terezinha, Filipinho, haverá Missa na Igreja Matriz, às 08hs da manhã, seguida de Adoração ao Santíssimo.
Quando celebramos o mistério da Eucaristia e enaltecemos a presença de Cristo no pão e no vinho, consagrados nesse Dom precioso que Cristo fez à sua Igreja, resplandece o mistério do amor, que atravessa os séculos, fazendo a humanidade participar da vida divina. Pão da vida e cálice da bênção são realidades que fazem da Eucaristia a comida e a bebida da Igreja em marcha para Deus. Que nossas paróquias e comunidades sejam expressão do amor eucarístico testemunhado em nossa missão. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário